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Educação Infantil

Cuidado, brincadeira, música, movimento, faz de conta, dança, histórias. O que e como as crianças aprendem com isso tudo?

O trabalho de Dança-educação infantil deve ser bem planejado e aplicado de forma consciente por toda equipe pedagógica, pois uma aula mal orientada pode causar o desinteresse do aluno e também prejudicar a saúde física e mental. Por isso aqui na Escola de Dança Petite Danse nos preocupamos muito com o programa e conteúdo desenvolvido nas aulas para crianças e que chamamos de MÓDULO I.

Educação Infantil - Escola de Dança Petite Danse

A capacidade de fazer de conta é uma das características mais relevantes da infância, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual e físico dos pequenos. Quando imagina que é uma fada num país mágico, a criança elabora respostas às distintas situações que surgem e, ao pôr em prática seu personagem, estabelece movimentos que ampliam a consciência e a expressão corporal. Por isso, os jogos teatrais são uma ótima maneira de desenvolver a relação da criança com o próprio corpo, com o do outro e com o espaço e objetos. São jogos de construção em que a consciência é trabalhada de forma gradativa em direção à articulação da linguagem artística teatral. No processo de construção dessa linguagem, a criança estabelece com seus pares uma relação de trabalho, combinando a imaginação dramática com a prática e consciência na observação das regras. Desta forma podemos atingir nossos objetivos relacionados ao ensino da dança sem que a criança passe por exercícios repetitivos e inadequados ao desenvolvimento psicomotor.

Educação Infantil - Escola de Dança Petite Danse

  • Preparação I – 3 anos e crianças de 2 que fazem 3 anos até abril
  • Preparação II – 4 anos e crianças de 3 que fazem 4 anos até abril
  • Pré-ballet I – 5 anos e crianças de 4 que fazem 5 anos até abril
  • Pré-ballet II 6 anos e crianças de 5 que fazem 6 até abril

Para facilitar ainda mais o aprendizado e despertar o interesse e motivação dos alunos, utilizamos uma grande variedade de material didático; fundamental, não só para o desenvolvimento psicomotor, como também para despertar a curiosidade e atenção pelas atividades: bolas de diferentes tamanhos, arcos, lenços, flores, fantasias, cordas, elásticos, panos, jogos teatrais, instrumentos musicais, etc.

 

A Dança na Educação Infantil

por Nelma Darzi

Dançar é bom em qualquer idade, mas quando se fala em criança, os cuidados devem ser redobrados. Segundo o filósofo francês Roger Garaudy, aprender a dançar é tão importante quanto aprender geografia ou matemática. Essa avaliação destaca a importância da dança para o desenvolvimento motor das crianças, mas os pais devem ter a preocupação com os primeiros passos: Escolher uma escola especializada com profissionais formados e especializados para trabalhar com a educação infantil. O espaço físico também é muito importante, as salas devem ser arejadas e piso apropriado, proporcionando um ambiente adequado à exploração de diferentes movimentos.

Observem se os educadores utilizam material didático apropriado à formação psicomotora, pois essas matérias ajudam a manter a motivação e o interesse pela atividade. A dinâmica e a criatividade no planejamento pedagógico vão contribuir bastante para a participação ativa dos pequenos futuros bailarinos. Jogos teatrais permitem que as crianças desenvolvam a linguagem corporal com mais facilidade. A escola especializada para o ensino da dança deve ter também a autorização do Conselho Estadual de Educação, órgão educacional que possibilitará, no futuro, a emissão de diploma para o curso de formação de bailarinos.

Depois de avaliarem as condições do espaço e dos profissionais envolvidos, os responsáveis devem observar se este estabelecimento possui um serviço de atendimento médico especializado que possa contribuir com acompanhamento no desenvolvimento motor e com a saúde do corpo.

As aulas devem ser lúdicas até os sete anos de idade, trabalhando as valências físicas e psciomotoras (Por ex: flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, musicalidade, e etc.) da criança para futuramente ingressar noconteúdo técnico da dança. A partir daí, o aprendizado poderá estar voltado para a iniciação da técnica clássica ou para outra modalidade de dança que a criança opte por praticar.

A prática da danças proporciona diversos benefícios à saúde do corpo: Coordenação motora, boa postura, musicalidade, equilíbrio, noção da acupação do espaço, consciência corporal, alongamento, disciplina, diminuição da timidez e aumento da autoconfiança e da socialização. As crianças na faixa etária de 3 a 6 anos devem participar das aulas descalças e com vestimenta apropriada que possibilite a liberdade de movimento.

 

Cuidados Especiais

A mãe da futura bailarina deve se preparar para conter a ansiedade, que muitas vezes acaba prejudicando o interesse da criança pela atividade. “Muitas mães depositam nas filhas um desejo ou sonho que foi seu na juventude e que por algum motivo não puderam concretizar: “Eu queria tanto ser bailarina, mas meus pais não deixaram”, ou” Eu quis tanto ser bailarina, mas me casei e”. São tantas histórias e sonhos perdidos pelo caminho, que muitas vezes, os pais acabam prejudicando a formação dos filhos.
É importante lembrar que a dança não faz distinção de gênero, idade, raça ou classe social. O amor pela arte da dança ultrapassa barreiras. Pessoas de todas as idades podem freqüentam uma aula de dança sem medo. O corpo, com certeza, agradecerá.

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