A importância da prática do alongamento

A importância da prática do alongamento

Nem todo mundo sabe, mas o alongamento é um exercício importante para qualquer pessoa que pratica atividades físicas. Afinal, ele é responsável por deixar os músculos mais flexíveis e despertar o corpo para o movimento. Saiba mais sobre a importância da prática do alongamento.

A importância da prática do alongamento

Fonte: Breaking Muscle.

O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, tornando-as mais flexíveis, proporcionando maior amplitude dos movimentos e deixando o corpo menos tenso. É por isso que, sempre que vamos começar ou terminar alguma atividade, é comum aquecer e finalizar fazendo alongamentos. Mas é claro que o alongamento não precisa ser feito só nestes momentos.

Esse tipo de atividade é mais relaxante e não promove uma perda calórica tão expressiva quanto outras.  Afinal, enquanto dançar, malhar ou correr promovem uma queima de até 800 calorias por hora de exercício, o mesmo tempo de alongamento geralmente elimina apenas 180 calorias. Porém, ele é um aliado importante para quem deseja perder peso, quando combinado com outras atividades.

Como é uma atividade de baixo impacto, o alongamento pode ser praticado por pessoas de todas as idades sem causar problemas. Além disso, pessoas com sobrepeso ou obesas também podem se alongar sem causar prejuízos a suas articulações. Quem está sedentário há muito tempo pode começar a entrar no ritmo através do alongamento.

Além disso, praticar alongamento melhora o movimento das articulações e pode ajudar a diminuir dores musculares. Este tipo de atividade busca realizar a manutenção da mobilidade das articulações e da elasticidade muscular, levando a uma boa melhora para quem tem dores musculares contínuas, promovendo um maior bem-estar.

Exercícios de alongamento

Fonte: Positive LifeForce.

A associação desses fatores também contribui para melhorar a postura. Com a diminuição de dores e tensões musculares, é possível obter uma maior consciência corporal, que é fundamental para o equilíbrio do corpo e o alinhamento da postura. É por isso que pessoas com problemas de coluna devido à má postura sempre recebem recomendações para praticarem aulas de alongamento.

Para os bailarinos, o alongamento pode ser ainda mais importante. Além de prevenir lesões e ajudar a no rendimento, a atividade torna os músculos mais flexíveis. O alongamento também ajuda a trabalhar todo o corpo, independente dos membros que são mais exigidos durante a prática do esporte.

Quem pratica corrida, por exemplo, deve realizar exercícios de alongamento tanto dos membros inferiores quanto dos superiores, mesmo a atividade principal exigindo muito mais das pernas. O trabalho de alongamento de braços e coluna também é importante, pois ajuda a corrigir a postura do corredor e melhorar suas técnicas de corrida.

Praticar alongamento, além de contribuir com o rendimento, também ajuda a evitar o estiramento muscular, que é uma causa comum de lesão. Isso geralmente ocorre em movimentos de grande extensão, como é o caso de um saque de vôlei ou um salto de ginástica olímpica, e pode ser extremamente doloroso.

Por que praticar alongamento

Fonte: Golden Ocala.

Vale lembrar que só porque é uma atividade leve e amplamente recomendada para pessoas de todas as faixas etárias que o alongamento deve ser feito sem critério. Exercícios de alongamento realizados de forma equivocada podem agravar problemas musculares. Por isso, eles devem ser feitos sob a supervisão de professores qualificados.

Além disso, nem todo mundo pode fazer o mesmo tipo de exercício e o ideal é que o alongamento seja praticado através de uma série personalizada de movimentos, que também serão indicados por um professor de educação física. Esse profissional também poderá ajudar o praticante e corrigir qualquer exercício que esteja sendo realizado de forma errada.

Por isso, se você está procurando formas de ser mais saudável e ainda obter melhores rendimentos nas atividades físicas que você pratica, dê uma atenção especial ao alongamento, pois ele é essencial na vida de qualquer cidadão.

Comentários