Como se comportar numa audição de ballet

Como se comportar numa audição de ballet

Todo mundo que almeja ser bailarino profissional terá que passar por inúmeras audições. Há quem pense que basta chegar lá e dançar. Porém, a preparação para uma audição começa bem antes do bailarino realizar a coreografia para avaliação. Mas você sabe como se comportar numa audição de ballet?

Como se preparar para audição

Fonte: Petite Danse.

Como se comportar numa audição de ballet:

Prepare-se com antecedência: procure saber como é essa audição para a qual você pretende se candidatar. Em muitos casos, é possível obter inúmeras informações, seja junto à administração da companhia de dança, seja com outros bailarinos que passaram pelo mesmo processo. Alguns locais até disponibilizam uma aula preparatória para quem deseja se candidatar já entrar no ritmo.

Além disso, frequente suas aulas para se preparar e treinar bastante. Não descuide da alimentação, mantenha-se sempre hidratado e tenha boas noites de sono (principalmente na noite anterior a audição). Estar com o corpo preparado, descansado e saudável pode ser um diferencial importante para sua avaliação.

Cuidado com a ansiedade: é normal se sentir ansioso antes de qualquer tipo de teste, principalmente em uma audição, já que é algo que pode definir nossa carreira. Mas é importante manter esse nervosismo sob controle, pois ele tende a nos atrapalhar, inclusive prejudicando o sono e a concentração. Fazer exercícios de respiração e relaxamento pode ajudar bastante.

Audição de ballet

Fonte: Petite Danse.

Chegue cedo: nada causa uma impressão pior do que chegar atrasado. Isso pode, inclusive, ser um fator para desclassificação. Saia de casa com antecedência para que nenhum contratempo pelo caminho faça com que você se atrase. Ao chegar cedo, você tem tempo para se ambientar, trocar de roupa e se aquecer com tranquilidade.

Vá arrumado: ter um bom visual faz parte da vida do bailarino e isso obviamente será observado durante a audição. Use roupar limpas, simples e neutras, com as quais você já está habituado. O cabelo também deve estar arrumado e, se for longo, vale a pena prendê-lo bem para que ele não atrapalhe. As meninas não devem abusar da maquiagem e os meninos devem aparar bem a barba.

Lembre-se que você começa a ser avaliado antes mesmo de subir ao palco: por isso, é importante ter uma boa postura. Muitas vezes, os avaliadores começam a prestar atenção nos candidatos bem antes deles se apresentarem, enquanto ainda estão conversando entre si ou se aquecendo. Por isso, cuidado com sua postura fora do palco.

Como se comportar numa audição de ballet

Fonte: Petite Danse.

Evite ficar se comparando a outros candidatos: mesmo que você seja o melhor da sua turma e já tenha se apresentado em inúmeros palcos, os outros candidatos não precisam saber disso. Deixe seu trabalho e sua dança falarem por você. Ficar se comparando aos outros pode criar uma péssima impressão ou dar a entender que você deseja se afirmar em cima das faltas ou erros dos outros.

Ouça as instruções: geralmente, as audições de ballet começam em grupo, com todos executando os mesmos exercícios. Ouça atentamente as instruções que estão sendo passadas. Nada de ficar conversando com outros candidatos ou ter uma postura de quem não está nem aí. Mostre interesse e respeito sempre.

Mantenha a boa postura: quando outras pessoas estiverem falando, mantenha-se em silêncio e atento a tudo o que está sendo dito. Às vezes, os detalhes passam despercebidos simplesmente porque estamos pensando em outras coisas enquanto alguém nos dá instruções. Se houver dúvidas, pergunte com educação e evite falar fora de hora.

Audição de dança

Fonte: Petite Danse.

Agradeça a oportunidade: depois que você se apresentar, agradeça a oportunidade antes de ir embora. Lembre-se que não é só sua dança que está sendo avaliada, mas também seu comportamento. Demonstrar alguma gratidão pode ser um diferencial. Mostrar que você tem talento, sabe dançar e é educado pode ajudar a cativar os avaliadores.