fbpx

Dicas de como se preparar para uma apresentação de dança

Não importa se você irá subir no palco pela primeira vez ou se você já é um bailarino experiente. Se apresentar para uma plateia grande é sempre sinônimo de nervosismo e isso pode atrapalhar o desempenho de qualquer um. Confira, então, dicas de como se preparar para uma apresentação de dança, feitas pela equipe da Petite Danse.

Dicas de como se preparar para uma apresentação de dança

Fonte: Petite Danse

Veja como se preparar para uma apresentação

1. Não falte ao ensaio final

Todo bailarino sabe que os ensaios são fundamentais, mas o último realizado antes de uma apresentação é ainda mais importante. Essa é a última oportunidade de visualizar o espetáculo como um todo antes de mostrá-lo ao público. É também nesse ensaio que se realizam os últimos ajustes de todas as coreografias, o que o torna ainda mais importante.

Também vale lembrar que, muitas vezes, essa é a única oportunidade de treinar a dança usando o figurino da apresentação, assim como de executá-la no palco em que ela irá acontecer. Perder o ensaio final pode ser realmente um problema pois você também perderá as últimas instruções dos coreógrafos e, na hora de se apresentar, fica sem saber muito bem o que fazer. Portanto, essa é uma das dicas mais importantes sobre como se preparar para uma apresentação de dança.

2. Certifique-se de ter todas as informações que necessita

Local do espetáculo, dia e hora marcados para começar, previsão para entrar no palco e qualquer outra informação que você ache importante. Confira se é a companhia de dança ou você que ficará responsável pelo transporte do figurino para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Veja como se preparar para uma apresentação

Fonte: Petite Danse

3. Verifique se você tem tudo que irá precisar

Figurino está ok? Os acessórios também? Você já separou os sapatos que irá usar? E quanto a penteado e maquiagem, já sabe o que vai fazer? Cheque tudo para não esquecer nada, pois mesmo que seja algo que você não vá usar, qualquer esquecimento pode te desestruturar.

4. Antes de sair de casa, dê uma última olhada na bolsa

Tente separar tudo o que tem que levar com antecedência, mas não deixe de dar uma última olhada na bolsa antes de sair de casa. Você pode perceber que está deixando algo para trás. Confirme se está realmente tudo na bolsa para não precisar voltar ou parar no caminho. Ter itens reserva nunca é demais.

5. Chegue cedo

Saia de casa com antecedência para chegar ao local da apresentação cedo e ter oportunidade de se arrumar com calma, realizar sua rotina de alongamentos e aquecimentos, repassar a coreografia com os outros bailarinos, retocar cabelo e maquiagem e ter a chance de se concentrar bem.

Saiba como se preparar para uma apresentação de dança

Fonte: Petite Danse

6. Hidrate-se

Às vezes, por causa do nervosismo, você pode esquecer de beber água e só perceber que está com sede na hora de subir no palco. Por isso, aproveite o tempo em que você está se arrumando para também beber água e manter o corpo hidratado. E não se esqueça de também ir ao banheiro, para não ter vontade quando estiver na coxia.

7. Aguarde sua vez em silêncio

Se você não for o primeiro a subir no palco, não se esqueça que bagunça e conversas paralelas nas coxias podem atrapalhar a concentração de quem já está dançando. Por isso, aguarde a sua vez de subir ao palco em silêncio, tendo a mesma postura respeitosa que você quer que os outros tenham quando você estiver lá.

8. Divirta-se

Depois de tanto trabalho, é hora de dançar. Mas não se esqueça de também se divertir! A dança é uma atividade prazerosa e você deve desfrutar da oportunidade de se apresentar para outras pessoas. Tente esquecer um pouco a tensão e dê o seu melhor. Isso vai ajudar a executar a coreografia com mais beleza e qualidade.

A Petite Danse tem sempre as melhores dicas para os bailarinos. Fique atendo ao nosso site.



A Petite Danse quer enviar conteúdos exclusivos para você!

Entre na nossa lista de e-mail e comece a receber agora mesmo conteúdos feitos para Professores, Alunos e Donos de Escolas.

Sucesso! Enviamos um e-mail para você, verifique seu SPAM