fbpx

Dicas importantes para entrar aquecido no palco

Dançar ballet é sempre sinônimo de concentração e esforço, inclusive para quem já está dançando há muitos anos. Existem dicas importantes para entrar aquecido no palco que são essenciais para um bom desempenho. Até mesmo bailarinos profissionais às vezes pecam na hora de subir ao palco, subestimando o valor de uma boa rotina de aquecimentos.

Dicas importantes para entrar aquecido no palco

Fonte: Petite Danse

Confira algumas dicas importantes para entrar aquecido no palco

1. Aqueça muito

Reserve pelo menos 30 minutos para o aquecimento antes de subir ao palco. Comece com uma série mais leve de exercícios de alongamento e vá aumentando a dificuldade até sentir que está aquecido. Assim seu corpo estará pronto para subir ao palco e executar sua coreografia da melhor forma possível.

Vale lembrar que o nervosismo pode atrapalhar os aquecimentos. Por isso, é sempre bom executá-los o quanto antes para se sentir mais à vontade no palco. Alongamentos e aquecimentos são muito importantes para prevenir lesões, que podem acabar prejudicando a carreira de qualquer bailarino. Esse item é primordial quando se fala em dicas importantes para entrar aquecido no palco.

2. Faça uma aula

O aquecimento é importante para preparar o corpo, assim como fazer uma aula antes da apresentação. Execute ao menos uma rotina de barra, com vários pliés e movimentos de pé e tornozelo. Isso ajudará a mantê-los aquecidos e evitar lesões nessas áreas, que são muito importantes para qualquer bailarino.

Os movimentos de perna realizados junto à barra também aquecem o corpo e alongam a musculatura, especialmente da virilha, que é uma área importante a ser trabalhada. Vale lembrar que esses movimentos de aula também ajudam os músculos a relembrar os movimentos já praticados, facilitando sua execução no palco.

Como entrar aquecido no palco

Fonte: Petite Danse

3. Execute vários relevés

Principalmente as meninas, que dançam muito na ponta, precisam praticar bastante o relevé. Ele contribui para que os pés e tornozelos fiquem aquecidos. A repetição do movimento ajuda a colocar mais força nele, tornando-o mais natural e bonito. Um relevé mal executado pode prejudicar a coreografia. Além disso, também pode levar a contusões.

4. Faça abdominais

Pode parecer um pouco estranho praticar abdominais antes de uma apresentação de ballet. Mas, a verdade é que eles ajudam a manter a região do abdômen mais tonificada e aquecida. Os exercícios para extensão lombar também contribuem com o aquecimento das costas. É uma região bastante importante, tendo em vista que é a coluna que sustenta nosso corpo.

Os meninos, principalmente, devem dar atenção especial aos abdominais. Isso porque não é incomum que eles tenham que levantar bailarinas. Para isso, é necessário que a área da coluna esteja trabalhada e aquecida. Assim, o movimento ganha força e não o machuca. Essa é uma das ótimas dicas importantes para entrar aquecido no palco.

Veja dicas importantes para entrar aquecido no palco

Fonte: Petite Danse

5. Relembre a coreografia

Vale a pena relembrar cada passo antes de subir ao palco. Isso ajuda muito a evitar os famosos “brancos”. Contribui também para lembrar algum passo que ainda precise de aperfeiçoamento, assim como a correta posição de braços e pernas. Além disso, ajuda o posicionamento no palco.

Há bailarinos que anotam passo por passo e ensaiam a dança antes de subir ao palco como forma de se aquecer. Outros gravam vídeos da própria dança para assistir e relembrar os passos e também as dicas do coreógrafo. Seja qual for sua opção, relembrar a coreografia é sempre valoroso. Isso vai ajudar a evitar erros durante a apresentação.

6. Mantenha o aquecimento até entrar no palco

Todo bailarino tem um ritual antes de subir ao palco. Alguns fazem orações, outros meditam e há quem fique pulando para já entrar no pique. Independentemente do que você faça, não se esqueça que manter o aquecimento é fundamental, pois é natural que o corpo esfrie durante a espera nas coxias.

Aproveite também esse momento para respirar fundo, se acalmar e lembrar que você está se esforçando e subindo ao palco para dançar. Tudo isso vai ajudar na execução de uma coreografia mais bonita e limpa, que certamente contribuirá para sua carreira.

A Petite Danse tem sempre as melhores novidades e dicas para os bailarinos. Fique sempre atento ao nosso site!



A Petite Danse quer enviar conteúdos exclusivos para você!

Entre na nossa lista de e-mail e comece a receber agora mesmo conteúdos feitos para Professores, Alunos e Donos de Escolas.

Sucesso! Enviamos um e-mail para você, verifique seu SPAM