Qual a melhor idade para iniciar o ballet

Qual a melhor idade para iniciar o ballet

Essa é uma pergunta muito comum e que a resposta geralmente não agrada muito as pessoas. Simplesmente porque não há uma idade certa para começar o ballet. Quando as pessoas perguntam qual a melhor idade para iniciar o ballet, nem sempre levam em conta certos detalhes que podem contar bastante.

Qual a melhor idade para iniciar o ballet

Fonte: Petite Danse.

O ballet como atividade física pode ser iniciado a partir dos 3 anos na escola Petite Danse. Nos primeiros anos de prática de ballet, a criança não aprende passos de dança, mas passa por uma preparação para a dança, com aulas lúdicas, didáticas e muito divertidas, que tem como intuito desenvolver a musicalidade, a coordenação motora, a psicomotricidade, dentre outros aspectos.

A partir dos 6 anos, a criança já começa a aprender os passos da dança, propriamente ditos. Até os 8 anos é uma idade ótima para se iniciar no ballet, pois essa época da vida é ótima para absorver conhecimento. A criança está em pleno crescimento e pode se beneficiar muito do ballet, inclusive com uma melhora na flexibilidade e na postura.

Por outro lado, não há uma idade máxima para começar a dançar, inclusive ballet. Esse tipo de atividade física pode ser iniciado a qualquer hora, independentemente da idade. O importante é ter vontade de aprender. Existem academias de dança, como é o caso da Petite Danse, que possui aulas de ballet para adultos e, inclusive, turmas dedicadas à terceira idade.

A história de que dança é coisa de criança e que precisamos começar desde cedo para se desenvolver dentro ballet é algo ultrapassado. Atualmente, até médicos e fisioterapeutas indicam o ballet (e a dança de forma geral) como uma atividade para quem quer colocar o corpo em movimento, independente da idade.

Quando começar a dançar ballet

Fonte: Petite Danse.

Já para quem deseja ter uma carreira profissional no mundo do ballet, isso é um pouco diferente. Bailarinos profissionais costumam começar muito cedo, o que os levam a se aposentarem cedo também. Quem deseja se tornar bailarino profissional geralmente já deve estar dançando aos 10 anos de idade.

É claro que isso não é uma regra geral que se aplica a todo mundo, mas se a criança já não estiver se dedicando a dança aos 10 anos, isso tende a diminuir suas chances nesta carreira. Dançar ballet profissionalmente é algo que exige muita dedicação e aprendizado, então é importante começar o mais cedo possível para que a pessoa consiga absorver todo o conhecimento necessário.

Por volta dos 15 a 16 anos, se espera que um aluno que deseja se dedicar profissionalmente ao ballet possua um nível avançado. Por volta dos 20 anos é a idade ideal para se começar a buscar por oportunidades profissionais na área, como empregos em companhias de dança. Um bailarino profissional costuma se aposentar por volta dos 40 anos, então é importante começar cedo.

Quem tem mais de 10 anos e deseja se dedicar ao ballet profissional certamente pode tentar. Muitas vezes, conseguir alcançar nossos objetivos depende mais da nossa dedicação e talento do que ideias pré-definidas. Existem muitas histórias de sucesso de grandes bailarinos que não tiveram a oportunidade de começar cedo, mas se dedicaram e hoje são referências na área.

Idade de bailarinos profissionais

Fonte: Petite Danse.

Quem deseja dançar ballet, seja como atividade física ou profissionalmente, precisa saber que não há uma idade certa para começar. O que temos são parâmetros gerais para ajudar os alunos a encontrar aquilo de que procuram. Por isso, independente da sua idade, se você quer dançar ballet, procure a Escola de Dança Petite Danse e verifique os horários para turma mais adequada ao seu nível e idade.